domingo, 11 de dezembro de 2011

A morte e as estrelas...


...


"Talvez na vida de um pintor a morte não seja o mais difícil. Eu confesso não saber nada a respeito, mas a visão das estrelas sempre me faz sonhar, tão simplesmente quanto me faz sonhar os pontos negros representando cidades e aldeias num mapa geográfico. E eu me pergunto por que os pontos luminosos do firmamento nos seriam menos acessíveis que os pontos negros do mapa da França?Se tomamos um trem para Tarascon ou a Rouen, tomamos a morte para ir a uma estrela.
O que certamente é verdadeiro neste raciocínio, é que estando na vida nós não podemos ir a uma estrela, assim como estando mortos não podemos tomar um trem.

Enfim, não me parece impossível que a cólera, as pedras, a tísica, o câncer, sejam meios de locomoção celeste, assim como os barcos a vapor, os ônibus e a estrada de ferro são meios terrestres.
E morrer tranquilamente de velhice, seria ir a pé."                                                                                                         
                                                                                             

                                                                                                           (Carta de nº 506, Van Gogh)

Nenhum comentário:

Postar um comentário